Mamíferos
Os mamíferos constituem o grupo mais evoluído do reino dos Cordados. A palavra mamífero vem do latim e foi designado por significar ‘’portador de mama’’. Característica particular dessa classe, as glândulas mamárias são capazes de produzir e armazenar leite na fêmea para alimentar seus filhotes. Mas não é apenas essa característica que eles possuem em especial.
Características
A existência de pelos recobrindo a pele do corpo, que serve de proteção térmica; desenvolvimento do filhote no interior do útero; presença de placenta, que é um órgão responsável por alimentar o feto, levando nutrientes da mãe; presença do diafragma, um músculo respiratório que se encarrega de definir os movimentos que ocorrem durante a respiração.
A pele dos mamíferos possui duas camadas principais. A epiderme, formada por várias camadas de células e que acumula uma proteína resistente chamada queratina; e a derme, que fica localizada sob a epiderme e possui vasos sanguíneos, nervos sensoriais e glândulas. As glândulas também são próprias dos mamíferos e podem ser sebáceas, que produzem substâncias que lubrificam o pelo e possuem odores que servem para a comunicação; ou sudoríparas, que tem como função principal regular a temperatura do corpo.
Uma das características dos mamíferos é sua digestão completa, começando pela boca e terminando pelo ânus. Também tem circulação completa, além de ser dupla e fechada e o coração possui dois átrios e dois ventrículos.
Eles também são considerados animais inteligentes, capazes de estar sempre em aprendizado e flexionando seu comportamento, além de serem considerados mais ágeis que os outros animais. Vale ressaltar que alguns mamíferos aguçam determinado tipo de sentido, como a onça, que possui olfato bastante apurado.
Reprodução dos mamíferos
Na maioria dos animais a reprodução é precedida do ritual de acasalamento, no caso dos mamíferos, sem muitas particularidades. A fecundação é interna e seu desenvolvimento é