Mamografia Radiologia
A história da mamografia
O câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres, mas a detecção precoce, através de mamografia, salva inúmeras vidas a cada ano. Até 1960, não havia nenhum teste específico para detectar o câncer da mama. Embora mamografias precoces frequentemente exponham as mulheres a mais radiação do que o necessário, a tecnologia tem desenvolvido meios para reduzir a quantidade de radiação, melhorando a qualidade do teste em si.
A inesperada descoberta dos raios x ocorrida em 1895 por Wilhen Conrad Roentgen realmente mudou a historia de diagnosticos na medicina.
Em 1913os raios X foram aplicados para o inicio do estudo das lesões mamarias, onde Albert Salomon realizou as primeiras radiografias mamarias.
Ele foi o pioneiro em estudo de lesões mamarias,pois através de algumas peças cirúrgicas, que obteve de uma cirurgia de mastectomia, pode observar pequenos pontos que eram as micros calcificações, na região mamaria.
Outros estudiosos deram continuidade, ao estudo desse diagnóstico.
Em 1930 Stamford Warren, realizou a primeira mamografiana incidência médio lateral in vivo.
Em 1960 o médico radiologista urugaio Raul Legborne, associou as micro calcificações com o câncer de mama, também concluiu que a compressão da mama, é um fator muito importante no diagnóstico, pois ela irá diminuir a espessura da mama, fazendo com que a mama irradiada, receba uma menor dose possível de radiação.
Em 1960 Rogert Egan , criou uma equipe de médicos e técnicos, treinados e especializados em mamografia.
Em 1963 Gerard Dod, detecta a primeira lesão mamaria não palpável.
Em 1966 a G E, cria o primeiro mamógrafo, que era um tripé com uma câmara especial.
Em 1971 Gallager e Martin, concluíram que a neodensidade na mamografia , poderia ser um tumor na mama.
Em 1980 a G E, cria os primeiros históricos, que contribuíram para o estudo e o diagnóstico das mamas, que cada vez mais está sendo estudado.
A importância da mamografia
O câncer de