mamae futura
Apresentação:
O Projeto destina-se ao acompanhamento contínuo das gestantes local, através de ações de promoção da saúde, investindo em informações que possam favorecer o aprendizado da gestante, fortalecer a corresponsabilidade na assistência pré-natal, parto e puerpério e assim impactar positivamente os indicadores de saúde dos municípios relacionados à binômia mãe- filho.
Destina-se também, a oportunizar às mães Gestantes deste Município a acolhida, a promoção Social inserindo-as nas atividades de cunho sócio educativas e como também psicossocial, contemplado no Programa de Atenção a Família PAIF/CRAS,ações estas,que estão inseridas nas prerrogativas da LOAS-Lei Orgânica da Assistência Social, que frisa que é responsabilidade do município destinar recursos financeiros para o custeio de auxilio natalidade(Art.15) dentro da vulnerabilidade temporária onde a gestante e nutriz(Art.22 paragrafo2°) tem prioridade , no contexto da inclusão e bem estar social.
Justificativa:
O Projeto é desenvolver ações multiprofissionais, preventivas e educativas na atenção às gestantes do município de Uruçuca/Ba, beneficiárias do Programa Bolsa Família, no intuito de promover a saúde, bem estar e qualidade de vida das participantes.
O Programa conta com a parceria da Prefeitura Municipal e das Secretarias Assistência Social e Saúde, entre outras. As ações preventivo-educativas do grupo de gestantes são realizadas na sede do CRAS, quinzenalmente, nas sextas-feiras, no turno vespertino (14h às 16 horas). Para se inscrever, a gestante deverá comparecer à referida unidade com a sua documentação pessoal (RG, CPF, Comprovante de Residência e Número de Identificação Social – NIS).Ao final de cada encontro será servido um lanche. Cada participante, ao atingir trinta e duas semanas de gestação, é desvinculada do projeto e receberá itens para o enxoval do seu bebê – doados pela Prefeitura