malaria e filarion

3626 palavras 15 páginas
INTRODUÇÃO

Neste trabalho procura-se dar ênfase a Malária e a Filariose de um modo geral, detalhando suas características principais, seus habitas, ciclo biológico, sintomas e em especial a patogenia. A malária continua sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Estima-se que a doença afeta cerca de 300 milhões de pessoas nas áreas subtropicais e tropicais do planeta, resultando em mais de um milhão de mortes a cada ano, na grande maioria, crianças. A partir do conhecimento do ciclo de vida do parasito, diferentes estratégias de ataque à doença têm sido propostas, visando à interrupção de sua transmissão.
A filariose linfática humana é causada por helmintos Nematoda das espécies Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e B. timori. Essa enfermidade é endêmica em várias regiões de muita pobreza e com clima tropical ou subtropical na Ásia, África e Américas, sendo sério problema de saúde pública em países, como China, Índia, Indonésia e partes leste, central e oeste da África. E estimada em 1 bilhão a população que vive em áreas de risco de contrair a infecção e em 120 milhões o número de parasitados. Destes, aproximadamente 112 milhões são portadores de W.bancrofii e oito milhões são portadores de B. malayi ou B. timori (minoria). A filariose linfática no continente americano é causada exclusivamente pela W. bancrofti, sendo também conhecida como elefantíase, em urna de suas manifestações na fase crônica.

MALÁRIA

1. DEFINIÇÃO

Doença infecciosa febril aguda, cujos agentes etiológicos são protozoários transmitidos por vetores. O quadro clínico típico é caracterizado por febre alta, acompanhada de calafrios, sudorese, profusa e cefaleia que ocorrem em padrões cíclicos, dependendo da espécie de plasmódio infectante. Em alguns pacientes aparecem sintomas prodrômicos vários dias antes dos paroxismos da doença a exemplo de náuseas, vômitos, astenia, fadiga, anorexia.

2. CLASSIFICAÇAO

Os insetos

Relacionados