MAL DE PARKSSON

1170 palavras 5 páginas
A DOENÇA , o que é ? O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa e progressiva que provoca a morte gradual das células nervosas (neurônios) , numa região do cérebro chamada “substancia negra” que controla os movimentos e o equilíbrio. Provoca , além de tremores e rigidez a lentidão dos movimentos, instabilidade na postura e dificuldades no andar.

Observe, na figura abaixo, que o indivíduo apresenta diversos distúrbios motores característicos da doença.

Como exemplos, há comprometimento da expressão facial (que se torna invariável, como uma máscara), salivação excessiva, tronco inclinado para frente, perda de peso, comprometimento dos reflexos, fraqueza óssea e tremores das mãos (como se o paciente estivesse rolando uma pílula entre os dedos indicador e polegar).

Além do comprometimento motor, a doença de Parkinson também pode desencadear um quadro de depressão e ser acompanhada de disfunções cognitivas. (função de adquirir conhecimento.)

Tipos
Existem duas formas características de manifestação da doença:
1 - A que provoca rigidez muscular e lentidão dos movimentos. Essa é a mais comum;

2 - A que provoca tremor, principalmente nas extremidades dos membros.
Como a doença afeta a movimentação do corpo

Normal

1 - Acetilcolina; 2 - Célula cerebral; 3 - Dopamina.
Com o equilíbrio entre as duas substâncias neurotransmissoras, a ordem para acontecer o movimento é passada de célula a célula sem problemas.
Para o processo nervoso de movimento do corpo acontecer, existe um outro neurotransmissor que trabalha com a dopamina. É a acetilcolina.

1 - Acetilcolina; 2 - Célula cerebral; 3 - Dopamina.

(A acetilcolina consiste numa substância química que atua como neurotransmissor, transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso.)
A dopamina O sistema nervoso é formado por células que constroem uma rede essencial para

Relacionados