Maias, Astecas e Incas
Esta foi provavelmente a mais antiga das civilizações pré-colombianas. Habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (México).
Organização
A sociedade maia foi organizada em torno de uma rígida estrutura hierárquica, na qual, desde seu início e, através de seu desenvolvimento, a classe nobre encontrava-se no topo da pirâmide social e detinham todo o poder político e religioso.
Os laços entre as castas dirigentes eram sempre hereditários, o que fez com que o governo fosse mantido nas mãos de famílias nobres e seus descendentes. A única exceção era o caso dos comerciantes, que alcançavam um status social de nobreza, por fornecer informações estratégicas ao imperador.
No geral, a civilização maia era uma sociedade teocrática, onde o poder correspondia aos sacerdotes e ao imperador, que era tido como um deus na terra.
Religião
Eram politeístas, onde um conjunto de deuses era adorado ao mesmo tempo. Suas crenças eram baseadas na observação de fenômenos naturais, ou seja, davam um caráter místico aos elementos da natureza.
Os rituais religiosos eram de suma importância para os maias. Sem essas manifestações, os deuses e o universo poderiam vir a desaparecer. Outro importante aspecto dos rituais religiosos dos maias envolvia o oferecimento de sacrifício humano e animal. A principal importância do sacrifício era a oferenda do sangue, que saciaria a fome dos deuses.
Agricultura e economia
A agricultura foi um elemento primordial da civilização maia, não apenas pelas abundantes produções, como também pelo profundo grau de conhecimento que os mais tiveram sobre diferentes técnicas de plantio e a eficiência com que diversificaram, planejaram e, definitivamente, construíram seu sistema agrícola. A economia era baseada na agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação do solo eram muito avançadas para a época. Praticavam o comércio de