Magnetismo
CAMILA MARTINS
CARLA REGINA
JOANICE
LETÍCIA GONÇALVES MAIA
MARIA ELISA
MAGNETISMO
Trabalho apresentado à professora Joneide, como parte dos requisitos para obtenção da nota de quarto bimestre na disciplina de Ciências, da Unidade de Educação Dra. Émina Barbosa Mustafa – CAT 03.
Orientador: Professora Joneide
Manaus-AM
2011
1 Introdução
Magnetismo é a propriedade que têm alguns corpos metálicos de atrair outros metais, como o ferro, o níquel, o cobalto, e certas ligas, como o aço e o óxido salino de ferro. Os corpos que atraem os metais citados acima são conhecidos como ímãs. Mas o que faz os ímãs atraírem o ferro, o níquel e o cobalto? É uma forma especial de energia chamada energia magnética. Logo, magnetismo é o estudo dos ímãs e dos fenômenos ligados à energia magnética.
2 Desenvolvimento
2. 1 A origem do nome magnetismo
Ainda é muito controvertida a explicação de como surgiu o nome magnetismo. Sabe-se que a propriedade de atrair o ferro, o níquel e o cobalto é notável num tipo de minério (uma rocha) chamado magnetita. A magnetita é o óxido de ferro (Fe3O4) que se apresenta como uma pedra rígida e negra, de origem vulcânica, conhecida como pedra-ímã. Admitem uns que o nome magnetismo teve a sua origem na localidade de Magnésia, na Ásia Menor, onde esse minério é abundante e de longa época conhecido. Mas existe, também, uma lenda que atribui a um pastor grego chamado Magnes a descoberta da rocha negra que atraía a ponta metálica do seu cajado. Em homenagem a ele, os seus contemporâneos chamaram o fenômeno de magnetismo. Durante muitos séculos, os chineses e outros povos orientais usaram lascas desse tipo de pedra para se orientar nos mares e nos desertos. É que eles verificaram que, quando suspenso por um fio, o fragmento dessa rocha sempre tem uma