Magnetismo da Terra
Com boa aproximação, o momento de dipolo da Terra tem um modulo de 8,0 x 1022 J/T, o eixo do dipolo (MM) faz um ângulo de 11,5⁰ com o eixo de rotação da Terra (RR). A reta MM conta a superficie da Terra em dois pontos, pólo norte geomagnético (no noroeste da Groelandia) e pólo sul geomagnético (na Antartica). Devido as linhas de B do campo da Terra saírem do hemisfério sul e entrarem no hemisfério norte, oq chamos de pólo norte geomagnético é de fato o polo sul do dipolo magnético, assim sendo tbm para o polo sul geomagnético.
Devido as suas aplicações, como na navegação, ele vem sendo estudado há muitos anos. Sendo de grande interesse, o modulo, a direção e o sentido do campo em diferentes locais da superfície da Terra.
As medidas podem ser feitas com uma bussola e uma agulha de inclinação. Uma bussola é um ímã em forma de agulha montado horizontalmente de modo a poder girar livremente em torno de um eixo vertical. O ângulo entre a direção da agulha e a direção do pólo norte geográfico é a declinação do campo. Uma agulha de inclinação é um ímã montado verticalmente de modo a poder girar livremente em torno de um eixo na horizontal. A intensidade do campo magnético da terra pode ser medido através da freqüência de oscilação da agulha após ter sido deslocada da posição de equilíbrio.
O campo observado em qualquer local sobre a superfície da Terra varia com o tempo. Por exemplo, entre 1580 e 1820 a direção da agulha de uma bussola em Londres variou em 35⁰. Apesar destas variações locais, o campo idealizado do dipolo varia muito pouco em comparação com a idade da Terra. Essas variações podem ser estudadas através do magma derretido q verte pelos lados do Sulco do meio do Atlantico, o magma solidifica e se espalha lateralmente na taxa de