Magazine luiza
As grandes empresas buscam constantemente meios para manter sua posição ou conquistar novos mercados, diante de uma concorrência agressiva e clientes cada vez mais exigentes.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma empresa de grande porte que possui departamentalização territorial, ou seja, uma empresa que busca a expansão através da abertura de novas lojas distribuídas estrategicamente em todo o território nacional, sendo orientadas por meio de escritórios regionais, onde cada gerente de loja tem total autonomia para gerenciar e tomar decisões, de maneira que possam adaptar preços e ações mercadológicas ao local onde estão instalados, oferecendo um atendimento diferenciado para os clientes, e consequentemente conquistando novos mercado. Será exposta toda a estrutura organizacional, componentes, organogramas, entre outras informações que auxiliem na identificação deste modelo de departamentalização.
1 fundamentação teórica
A teoria estruturalista de modo mais generalista trata dos vários tipos de estrutura. Em se tratando de estrutura interna há cinco mecanismos de coordenação: ajuste mútuo, supervisão direta, padronização por processos, por resultados e por habilidades, que estas ajudam à formalização das atividades cargo, fluxo e regras. Evidenciando a especialização que pode ser vertical e horizontal, mostrando os níveis hierárquicos de uma organização desde o topo aos baixos escalões. E dependendo de sua estrutura evidencia a centralização ou a descentralização.
Havendo modelos de organização como: mecanicista, orgânica, pré-burocrática e a burocrática, a qual se divide em: funcional, divisional, matricial e pós-burocrática. Além da estrutura organizacional a mudança da empresa sugere o programa de qualidade 5S (D-OLHO) que nada mais é do que o descarte, a organização, a limpeza, a higiene e a ordem mantida para ter seu funcionamento em 100%. Portanto os mecanismos