MADS Gestão Ambiental CapII 21
1198 palavras
5 páginas
JOÃO PAULO PINTO ROCHAMATRÍCULA - 151008447
RESUMO DO CAPÍTULO II DO LIVRO: Gestão Ambiental
SALVADOR-BA
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
JOÃO PAULO PINTO ROCHA
MATRÍCULA - 151008447
Trabalho apresentado à Universidade Jorge Amado, disciplina – Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Curso Engenharia Civil, 2º semestre, sob a orientação do Professor Eduardo Doria.
SALVADOR-BA
2015
RESUMO DO CAPÍTULO II DO LIVRO: Gestão Ambiental
A diminuição na disponibilidade dos recursos e da aceleração dos problemas ambientais, o debate sobre a natureza não parou de crescer nos últimos tempos, não foi à toa à introdução de máquinas e os efeitos da produção em larga escala deram uma velocidade inédita a exploração do meio ambiente, despertando a preocupação com o futuro dos recursos naturais e do próprio planeta.
A agricultura sempre produziu impactos negativos sobre o meio ambiente. O desmatamento e a desertificação do solo promovido por nossos ancestrais são prova disso. Porém, não se pode negar que foi o avanço tecnológico que impôs um novo ritmo à ação predatória. Iniciada na Inglaterra, a revolução industrial foi um divisor de águas na história da humanidade. Ela transformou artesãos em proletários, ambientes domesticados, em artificiais, subsistência em salário, imprimindo uma drástica mudança na organização social. Além das transformações socioeconômicas, a Revolução Industrial também intensificou problemas ambientais, acelerando a extração dos recursos naturais.
O inicio do século XX deu os primeiros passos ruma à discussão multilateral, que se intensificou com o passar das décadas. A proteção da natureza ficava limitada a determinadasespécies consideradas “uteis”. Não existia ainda uma preocupação genuína com os efeitos do desenvolvimento sobrenatureza. Na segunda metade do século XX por conta da guerra entre Estados Unidos e União Soviética, a questão ambiental foi deixada de lado, e enquanto isso, o mundo assistia à