Madeiras de Pet
O que é Pet?
O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas (refrigerantes, água, sucos, óleos e etc.) e de alguns tipos de tecidos. Do ponto de vista químico, o PET é um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens do PET é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva.
Como é feita a madeira plástica? Para fazer a madeira plástica é preciso, antes de tudo, da matéria prima, que pode ser encontrada em inúmeros objetos como garrafas PET, embalagens e sacos plásticos. A depender da aplicação que aquela madeira terá, serão adicionados cargas e aditivos – como a madeira natural ou a fibra de coco – para que se chegue à propriedade desejada.
O IMAWOOD (lixo plástico) possui aparência de madeira e pode ser utilizado em diversas aplicações, substituindo a madeira real por um material que iria acabar em aterros sanitários. Em seguida, esse lixo plástico por um processo onde é moído, lavado e secado. Depois de seco, ele vai para uma máquina que o amolece, permitindo que seja moldado nos mais diversos formatos. Quando resfriada, a madeira plástica já estará pronta e modelada.
Utilização
A madeira plástica é muito semelhante à natural. Ela pode ser utilizada na fabricação de cadeiras, mesas, armários e outros móveis, e na construção civil, em pisos, treliças, telhas, janelas, rodapés ou grades, por exemplo.
Por ser feita de plástico, a madeira ainda tem a vantagem de poder ser moldada em qualquer formato, desde uma moldura de quadro até uma cadeira inteira. Ela também pode ser serrada, aparafusada ou cortada como a madeira natural.
Os problemas causados pelos plásticos não são novidades, e a lista de benefícios da madeiras feitas com esse material é longa.
Pisos de Garrafa Pet
Um piso feito à base de garrafas PET reciclado é uma solução ecologicamente correta para quem procura isolamento