Macrografia - estudo e métodos
Lucas Ramos Barbosa (FN102363 / Fabricação Mecânica T2)
Resumo
Este documento apresenta uma visão de como o método da macrografia auxilia na identificação de defeitos, falhas e segregação do material além de como aplicar o método, descrevendo todos os passos necessários para se atingir o resultado.
1. Introdução
Durante o desenvolvimento do estudo da metalurgia, vários métodos de como estudar as característica que compunham uma peça ou um componente facilitaram como entender fenomenos como a segregração do elementos químicos contidos na amostra e os defeitos apresentados pela mesma, sejam esses na solidificação ou em um outro processo qualquer
Um dos métodos desenvolvidos consiste em seccionar um material e polir a face em questão, afim de aplicar um reagente químico apropriado que demonstre justamente uma parcela dos elementos discutidos no primeiro paragráfo, defeitos ou falhas e a segregação dos materiais.
Estamos falando da macrografia.
Para este documento, discutiremos os procedimentos, o que buscamos em relação ao material[1] além de tratar os reagentes existentes.
2. Objetivo
✓ Relatar os procedimentos da macrografia
✓ Quais são os reagentes existentes
✓ Tratar sobre defeitos de solidificação mais comuns para o aço
✓ Tratar sobre a segregação de um material feito de aço
✓ Tratar sobre como o método auxília na identificação dos dois elementos acima.
✓ Utilizar dados do laboratório para chegar a conclusões
3. Defeitos de solidificação
Defini-se por solidificação como o processo de formação de ligas metálicas a partir do aumento de energia (em forma de temperatura) afim de criar uma mistura líquida e resfria-la e para formar lingotes conforme a composição desejada, que posteriormente serão devidamente processados.
Quando tratamos dos defeitos presentes no processo de solidificação, chegamos a inúmeros casos. Chamamos de defeito toda a