MACROECONOMIA E POL TICAS P BLICAS
No entanto, a macroeconomia não está conseguindo alcançar suas metas prioritárias, como aumentar o nível de empregos, estabilizar preço, distribuir renda e solucionar conflitos, pois estamos diante de uma economia global sem dinamismo. (Fonte: José Antonio Puppio)
A macroeconomia e as políticas públicas contam com um sério desafio que exige bom senso, ética e defesa dos interesses da população, pois as corporações transnacionais ainda não alcançaram o estágio ético de colocar qualidade de vida e o desenvolvimento harmônico como prioridade. A história do Brasil revela os fatores do nosso atraso. Aqui se vinha para ficar rico com o extrativismo e levar a fortuna para a Europa. Depois, a economia de exportação com mão de obra escrava. (Fonte: José Antonio Puppio)
Há uma discreta guerra econômica não declarada. O objetivo é conquistar acesso a matérias primas, conservar empregos e acúmulo de divisas. Um jogo forte que visa ampliar o poder através do aumento de reservas financeiras como meio de consolidar o poder e retardar a concorrência externa. É o novo mercantilismo em escala global, por isso, se busca importar só o essencial e produzir para o mercado externo. (Fonte: José Antonio Puppio)
O momento exige criatividade e equilíbrio nas contas. Uma alternativa seria o comércio bilateral através de acordos equilibrados de troca de mercadorias, e a consolidação do mercado interno para gerar empregos. Fora disso fica difícil alcançar equilíbrio. Além disso, é indispensável estabelecer como meta o bom preparo das novas gerações, para