MACROECONOMIA E MICROECONOMIA
279 palavras
2 páginas
Microeconomia tradicional sub ramo da teoria econômica que estuda, analisa, teoriza, constrói o comportamento dos agentes econômicos individuais ( consumidores, produtores, empresários, trabalhadores, donos proprietários dos recursos ). O outro componente tradicional da teoria das chamadas ciências econômicas é a macroeconomia. Aqui vale lembrar como uma doutrina é um corpo de idéias a ser transmitido ou ensinado. Ao contrário, teoria é uma doutrina muito especial: é um sistema dedutivo, ou seja, um corpo de idéias organizado logicamente. Mais precisamente, uma teoria é um conjunto de preposições, todas referentes a um dado assunto. A microeconomia, como toda a teoria econômica, se quer passar de doutrina e assumir o status teoria, tem que se organizar de forma lógica e, se aspira ser a teoria científica, Ter suas proposições verificadas empiricamente. Sem dúvida para tal papel verificador é fundamental o emprego da econometria.
DEFINIÇÕES DE MICROECONOMIA
" A teoria do preço, ou microeconomia trata da atividade econômica de unidades econômicas individuais, tais como consumidores, proprietários de recursos e firmas comerciais.. Preocupa-se com o fluxo de bens e serviços das firmas ou empresas comerciais para os consumidores, com a composição do fluxo e com avaliação formação de preço das partes componentes do fluxo. Preocupa-se também com o fluxo dos recursos produtivos ( ou seus serviços ) dos seus proprietários para as firmas comerciais, com sua avaliação com a distribuição entre os empregos alternativos. Geralmente, a teoria do preço pressupõe economia estável sem grandes flutuações para baixo ou para cima e razoável pleno emprego dos recursos."
" A microeconomia, ou teoria de preços, é a parte da teoria econômica que estuda comportamento das famílias e das empresas, e os mercados nos quais operam. A microeconomia preocupa-se