Macroeconomia e Microeconomia
As economias precisam se organizar para que as pessoas possam ter leis e regras que permitam regular a convivência em grupos além de regular a atividade produtiva. Em linhas gerais, o sistema econômico pode ser entendido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. Nos dias de hoje, os países se organizam segundo dois tipos básicos de sistema econômico: sistema capitalista (ou de mercado) e sistema socialista. Nossos estudos se concentram no sistema capitalista.
Uma forma alternativa de definir economia é dizer que ela é o estudo de como a sociedade decide o que e quanto, como e para quem produzir (BEGG, 2003). Isto ocorre porque os recursos ou fatores de produção são escassos, há necessidade de fazer escolhas guiadas pelos problemas econômicos fundamentais. Estes problemas são: a) O quê e quanto produzir; b) Como produzir; e c) Para quem produzir.
É buscando entender, analisar ou resolver estes problemas econômicos que a economia se subdividiu em grandes áreas de interesse. As subdivisões não são estáticas, mas apenas facilitam a abordagem à medida em cada uma delas direciona sua atenção a um foco específico. Os estudos da economia se dividem em dois grandes blocos, a Macroeconomia e a Macroeconomia.
A Microeconomia examina as ações dos agentes econômicos e empresas nas atividades produtivas. Seu foco é a interação destes