Macroeconomia formulas
(1)B. Comercial=Exportação de Mercadorias-Importação de mercadorias.
(2)B. Serviços (não fatoriais)=Exp. De serviços-Imp. De serviços
(3)B. Rendimentos de Capitais=Remuneração dos fatores produtivos.
(4)B. Transferências Unilaterais=Remessas de emigrantes+Subsídios da UE+etc.
Balança de Transações Correntes= 1+2+3+4
B.Básica=B.T.C + B. Capitais.
B.Operações não Monetárias=B. Básica + B. Capitais de c/prazo. => B. Pagamentos=B. Ope. Não monetárias + B. Ope. monetárias
Correção dos desequilíbrios da B. Pagamentos.
A B. Pagamento está em desequilibro quando a Oferta de Moeda é maior que a sua Procura, faltando às intervenções de compra e venda do governo.Vamos ver três formas de fazer tais correções:
(1) Manipulação das taxas de juro
Ponto de partida: Défice da B. Comercial=>aumento taxas de juro=>atrai-se capitais externos para fazer depósitos e, sobretudo para aplicações de capital (ex: ações; obrigações).Para investir cá têm de obter escudos.Esta compra de escudos funciona como uma exportação=>Melhoria da B. Pagamentos.
Por outro lado, um aumento da tx. Juro=>diminui o investimento interno e o crédito ao consumo =>menos poder de compra o que leva a uma diminuição das importações=>Melhoria da B. Pagamentos.
(2) Redução da procura interna
Ponto de partida: aumento de impostos ou redução dos gastos públicos=>diminui o rendimento disponível para o consumo=>diminuição das importações=>melhoria da B. Comercial (e de Pagamentos com tudo o resto constante, obviamente).
Problema: também se reduzem as despesas em bens e serviços produzidos internamente o que pode afetar o investimento e o desemprego.
(3) Depreciação da moeda
A depreciação leva a que o preço das nossas exportações fique mais baixo, logo, tal faz com que os estrangeiros aumentem a Procura dos nossos produtos (e assim da nossa moeda).Por outras palavras: aumenta a competitividade dos nossos produtos.
Ao mesmo tempo, essa depreciação