Maciços e obras de terra
Definição
Segundo Caputo (1988), sob o nome genérico de taludes compreende-se quaisquer superfícies inclinadas que limitam um maciço de terra, de rocha ou de terra e rocha. Podem ser naturais, casos das encostas, ou artificiais, como os taludes de cortes e aterros. A figura 1, a seguir, ilustra um talude e a terminologia usualmente empregada.
Representação de um talude *
O talude tem como função garantir a estabilidade do aterro. Sua ruptura ocorre quando a tensão cisalhante que atua no maciço é maior do que a tensão que a resistência ao cisalhamento do talude. Após a ruptura do solo, ocorre o deslizamento do talude através da superfície de ruptura, deslocando-se assim por gravidade. O objetivo principal das técnicas de estabilização de taludes é aumentar a segurança dos mesmos.
Estabilidade de taludes
Estabilidade de taludes aborda os movimentos de massa em taludes naturais ou construídos; conceitos fundamentais no estudo de estabilidade, como tensão-deformação e resistência ao cisalhamento; concepção de projeto; e os diversos métodos de estabilidade para diferentes superfícies de ruptura.
Cada vez mais, o estudo dos processos de estabilização de taludes e suas formas de contenção tornam-se necessários, devido a desastrosas consequências que os escorregamentos acarretam. Pode-se dizer que a ocorrência dos mesmos deve aumentar, devido principalmente a: * Aumento da urbanização e do desenvolvimento de áreas sujeitas a escorregamentos; * Desflorestamento contínuo destas áreas; * Aumento das taxas de precipitação causadas pelas mudanças de clima
Algumas causas da desestabilização de taludes * Redução dos parâmetros de resistência do solo: intemperismo químico ou físico; * Mudança na geometria do talude: cortes no pé do talude, aterros no topo, mudanças naturais de inclinação da encosta; * Vibrações: terremotos, explosões; * Elevação do nível piezométrico da encosta: redução na tensão efetiva e redução da