Machado de Assis
Vida e obra de Mário Quintana
Natal – RN
2015
Vida e obra de
Mário Quintana
Trabalho de Português
Luane Félix Pereira
Prof. João Avundanno
2ª Série
Índice
Introdução
Biografia
Obras
Conclusão
Bibliografia
Introdução O trabalho que aqui apresento contará um pouco sobre a vida do poeta brasileiro, Mário Quintana. Serão tratados assuntos como sua infância, carreira, amigos, o amor por sua querida Porto Alegre e como a época em que começou a escrever influenciou no seu estilo irreverente e complexamente simples. Mário trabalhou como jornalista quase toda a sua vida e traduziu mais de cento e trinta obras da literatura universal. Discutia as dúvidas com única certeza e chegava a ressaltar contradições em alguns poemas, o que prendia a atenção leitor.
Além disso, era muito introspectivo e não gostava de falar muito sobre sua vida pessoal, chegando a dizer que sua vida estava descrita em seus poemas. Assim como muitos outros poetas do modernismo, possuía características únicas. Os títulos de suas obras chamavam a atenção do leitor e assim foram ficando internacionalmente conhecidas e pelo fato de escrever numa linguagem mais informal, do cotidiano como veremos a seguir.
Os Poemas
“Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão.
Eles não têm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti…”
Mário Quintana
Biografia
Mário de Miranda Quintana, ou apenas Mário Quintana, foi um importante poeta, escritor e tradutor brasileiro, nascido na cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul, no dia 30 de julho de 1906. Filho de Celso de Oliveira Quintana, farmacêutico e de Virgínia de Miranda Quintana, iniciou seus estudos na Escola Elementar Mista de Dona Mimi Contino. Frequentou também a escola do mestre português Antônio Cabral