Lógica de programação
Prof. Me. Fábio Magalhães
Professor do Curso de Sistemas de Informação Universidade Nove de Julho - Uninove
http://fabiologica.blogspot.com
1º Semestre / 2010 11/02/2010
1 - Introdução à disciplina de Lógica de Programação
Esta pequena apostila é resultado da agregação de diversos materiais pesquisados, e reúne o conteúdo básico para o desenvolvimento da disciplina de Lógica de Programação, do curso de Sistemas de Informação da Universidade Nove de Julho Uninove - 1º Semestre / 2010. Programação da disciplina, materiais auxiliares, listas de exercícios, exercícios para o laboratório, correção das mesmas estarão disponíveis no blog do professor.
2 – Lógica de Programação 2.1 - O que é Lógica?
É a arte de pensar corretamente e, visto que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio, a Lógica estuda ou tem em vista a correção do raciocínio. Podemos ainda dizer que a lógica tem em vista a ordem da razão. Isto dá a entender que a nossa razão pode funcionar desordenadamente, pode pôr as coisas de pernas para o ar. Por isso a Lógica ensina a colocar Ordem no Pensamento. Exemplos: a) Todo o mamífero é animal. Todo cavalo é mamífero. Portanto, todo cavalo é animal. b) Todo mamífero bebe leite. O homem bebe leite. Portanto, todo homem é mamífero e animal.
2.2 - Existe Lógica no dia-a-dia?
Sempre que pensamos, o raciocínio e a lógica nos acompanham necessariamente. Também quando falamos, pois a palavra falada é a representação do pensamento; e, visto que a palavra escrita é a representação da palavra falada, também pensamos quando escrevemos, utilizando a Lógica ou a Ilógica. Daí percebemos a importância da Lógica na nossa vida não só na teoria, como também na prática, já que quando queremos pensar, falar ou escrever corretamente precisamos colocar em Ordem o Pensamento, isto é, utilizar a Lógica. Exemplos: a) A gaveta está fechada. A bala está na gaveta. Preciso primeiro abrir a gaveta, para depois