Lógica de programação
O mais complicado na relação entre quem aprende e quem ensina é que a Lógica não pode ser ensinada tampouco aprendida. Então ficamos em uma situação no mínimo estranha, certo? Como eu posso querer ensinar uma coisa que não pode ser ensinada?
Pois então, para qualquer que seja a área, a Lógica deve ser desenvolvida.
O ser humano naturalmente já possui uma Lógica, uma maneira de ver e entender o mundo ao seu redor; isso é adquirido com o passar dos anos por meio de experimentações, observações, tentativas e erros. Na informática não é diferente, porém muitas vezes precisamos usar o máximo possível de nossa capacidade de entendimento para desenvolver uma solução. Para isso, devemos interpretar uma situação com coerência visando o melhor resultado possível.
Você deve estar pensando: “Se Lógica não se aprende, o que eu devo fazer”?
Primeiramente precisamos utilizar técnicas para desenvolver essa lógica, aprimorar o raciocínio e deixá-lo mais rápido e abrangente. Para isso, precisamos entender que o nosso cérebro se desenvolve somente quando o utilizamos. Já é provado por dezenas de pesquisas que o ser humano não o utiliza em sua plenitude; somos capazes de muito mais do que acreditamos.
Para ajudar a desenvolver a lógica dentro de você, utilizaremos uma ferramenta. Neste projeto, utilizaremos a Linguagem de Programação Java. Mas simplesmente ter a ferramenta não é suficiente. É preciso saber o que fazer com ela.
E, para saber o que fazer com ela, é preciso que possamos aprendê-la. Temos que treinar nosso cérebro, deixa-lo pronto para o momento em que ele for solicitado.
Para que você possa entender melhor, vou fazer uma analogia. Existem vários esportes, porém alguns deles servem de apoio para outros. Por exemplo: mesmo que eu não seja um maratonista ou um corredor dos 100 metros rasos, eu utilizo a corrida para aumentar o meu condicionamento físico. O mesmo acontece com a natação ou com a musculação. Ou seja,