Líder do sec xxi
O PAPEL DO LÍDER NO SÉCULO XXI: UM ESTUDO DA LIDERANÇA REGIONAL
José Machado dos Santos Neto¹; Antônio Oscar Santos Góes²
PALAVRAS-CHAVE: Mudanças, liderança, Paradigmas.
INTRODUÇÃO
A Liderança é um tema bastante abrangente e a bibliografia sobre este tema é pródiga. São milhares de revistas, jornais, newsletters, informativos, artigos, vídeos e livros que tratam deste assunto. Este trabalho pretende analisar o papel do Líder no século XXI, diante de um mundo em profundas mudanças nas suas estruturas sociais, políticas, ambientais, econômicas e tecnológicas. Durante várias décadas as pessoas foram convencionadas a acreditar que liderança era o simples ato de planejar, organizar, coordenar e controlar. No novo cenário que se configura, esse conceito sofre algumas alterações importantes. Liderança é um conceito de natureza fluída e ilusória que deixa cientistas sociais sem argumentos. E embora o termo liderança venha sendo usado a cerca de duzentos anos, na língua inglesa, Stogdill, (1974) acredita que ele tenha aparecido por volta do ano 1.300 da era cristã. Como afirma Feidler (1967, p. 3):
“A preocupação com a liderança é tão antiga como a história escrita. A República de Platão constitui um bom exemplo dessas preocupações inicias ao falar da adequada educação e treinamentos dos líderes políticos. Onde existia aristocracia hereditária, cada homem é potencialmente um líder e a sociedade tem que conseguir ainda identificar e treinar adequadamente aquele homem que será capaz de conduzir suas instituições”.
Este trabalho científico apresenta aspectos importantes e relevantes do papel do Líder no século XXI, diante das mais profundas e impactantes mudanças organizacionais e transformações de paradigmas neste tempo. As informações e orientações aqui apresentadas baseiam-se em um estudo rico e profundo em livros, manuais, revistas e jornais, utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica para sua