Luz, Trevas e o método científico
Em princípio, a tentativa do homem em explicar a natureza acontecia através do sobrenatural e não dava espaço ao questionamento humano.
Paralelo a esse pensamento, surgia uma forma de pensar baseada na tentativa e erro, através dos artesãos, que se preocupavam apenas com o funcionamento das coisas e não com a razão desse funcionamento.
Na Grécia, os primeiros filósofos passaram a explicar as coisas através da lógica e da observação. Ao mesmo tempo, começou a surgir o movimento humanista, através das artes em geral.
Por muito tempo, o pensamento religioso se consolidou como ordem vigente, fazendo objeções às pesquisas científicas e perseguindo os contestadores dos dogmas. Apesar disso, ciência que conhecemos hoje, o método científico, começou a se desenvolver, abrindo caminho para a revolução científica.
O pensamento destes homens serviu de alicerce para diversas ideologias que perduram até os dias de hoje, entre elas o positivismo.
O filme, de certo modo defende a visão positivista de ciência, pois mostra que quando o conhecimento científico está vinculado a interesses de uma determinada classe, ele pode gerar conflitos, guerras ideológicas e consequentemente a morte de diversas pessoas.
O filme ilustra essa idéia, narrando a história de La Rosie, cientista que foi assassinado por afirmar que se pode realizar funções patrióticas no silencio de um laboratório, não necessitando trabalhar com a organização e regeneração de idéias para se promover a melhoria de vida da nação.
La Rosie, através do método científico, realizou várias descobertas em seu laboratório que possibilitaram o aumento do tempo e da qualidade de vida dos seres humanos. Enquanto os revolucionários da revolução francesa promoveram a morte de diversas