Luz, Trevas e o Metodo Cientifico
O filme mostra o surgimento da ciência e tecnologia relativas à curiosidade do homem para conseguir entender e posteriormente explicar o planeta. Mostra todo o processo de evolução do conhecimento que se inicia com os primeiros habitantes da Terra. Seu pensamento era baseado no mundo místico, tudo que não poderia ser explicado era atribuído aos deuses, mitos e lendas, eles acreditavam sempre em seus curandeiros. Junto com os artesões surge outra forma de pensar totalmente na funcionalidade ou não das coisas, sem nenhum tipo de questionamento.
Os filósofos dão inicio ao processo de questionamento, ou seja, a contestação da explicação divina. Sendo assim chegando à conclusão os fenômenos poderiam ser explicados pela lógica e da observação.
Entretanto com a imposição do cristianismo pelo Imperador Constantino, há um retrocesso no desenvolvimento científico. Voltamos a estado de pensamento em que tudo era divino, e aquele que pensasse diferente era torturado e oprimido. Essa forma de pensamento prevaleceu por muito tempo configurando movimentos como a inquisição onde começasse a propagar pelo mundo a fome, a peste, as guerras e a morte. Tempos depois começam a desenvolver ideias baseadas na lógica, na observação e experimentação, pensadores como Da Vince, Bacon e Galileu, dão ênfase ao pensamento de que a razão é capaz de explicar os fenômenos naturais e sociais. Através Do reinado de Carlos II na Inglaterra permite um avanço da sociedade científica. Pela primeira vez temos religião e ciência ensinadas na mesma instituição sem conflitos. Com essa liberdade de pensamento incentivada, ciência e tecnologia progridem.
À medida que o filme mostra os fatos da historia, ele mostra também quais os benefícios e malefícios que o progresso científico, tecnológico e das ciências humanas promoveram a sociedade. Seja pela descoberta da cura de doenças ou pela morte de milhares por armas de guerra podemos refletir sobre o caminho longo e trabalhoso que as