fenomenologia
Portanto, podemos compreender Fenomenologia, como uma orientação epistemológica, na qual a Geografia Humanista fundamenta-se. Afirma os fenômenos da consciência os quais devem ser estudados em si mesmo.
Iremos abordar a Fenomenologia dentro da Psicologia.
Descartes: Descartes, não explorou os pressupostos transcendentes da experiência empírica, retornou muito rapidamente da duvida sistemática, que o levou ao cognitivo, eu penso, ao mundo natural empírico.
Immanuel Kant: Segundo a filosofia do conhecimento de Immanuel Kant , nós não podemos conhecer as coisas inteiramente, porque nem todos os sinais que recebemos das coisas são aceitos pela mente, e disto resulta que não podemos conhecer inteiramente o real. Conhecemos do real apenas aquilo que a mente pode assimilar, e que ele chamou fenômeno; ao que permanece incognoscível para nós ele chamou o noumeno
A Fenomenologia deu sua maior contribuição no campo da psiquiatria, no qual o alemão Karl Theodor Jaspers (1883-1969), um destacado existencialista contemporâneo, ressaltou a importância da investigação fenomenológica da experiência subjetiva de um paciente.
Pra ele, o paciente psicológico é paciente em vista do objeto ideal que em sua mente corresponde à realidade, não importa qual a situação externa, e porque essa construção ideal difere do padrão comum dos objetos ideais na mente das demais pessoas com respeito aos mesmos estímulos dos sentidos. O psicólogo precisa encontrar o significado nos objetos do mundo ideal do seu paciente, a fim de poder lidar com sua situação psicológica.
A tarefa do psicoterapeuta é analisar junto com o outro as diferentes formas de se dizer e de expressar, ajudando-o a montar o seu quebra-cabeça que interliga a biografia existencial, e o modo como ele realiza suas escolhas no