luz treva e metodos cientifico
1) Limpeza e preparação do terreno:
1ª Picada de insetos, animais peçonhentos ou aracnídeos; 2ª Cortes provocados pelo contato da pele com folhas serrilhadas de capim, ou extremidades de galhos; 3ª Queda provocada por desnível do terreno ou choque com pedras ou galhos de árvores.
2) Montagem dos gabaritos de obra:
1ª Impactos de partes das mãos com os martelos utilizados para pregar as estacas, formando os gabaritos; 2ª Penetração de farpas de madeira na pele e roupas; 3ª Arranhões em contatos de parte do corpo com os gabaritos montados, durante a transposição do obstáculo e objetos deixados no chão ou pelas próprias irregularidades do relevo do terreno.
3) Montagem dos barracões de obra:
1ª Impactos causados no corpo durante o manuseio e o transporte dos materiais para a montagem; 2ª Perfurações diversas por farpas de madeira, dentes de serra, pregos não rebatidos; 3ª Quedas de mesmo nível (tropeços) ou de níveis distintos, queda de escadas, durante a montagem da estrutura.
4) Levantamento topográfico:
1ª Queda de níveis distintos ou de mesmo nível devido ao ajuste do tripé do teodolito ou mira; 2ª Prensamento de dedos durante o transporte e montagem dos equipamentos; 3ª Queimaduras solares devido ao tempo prolongado de exposição ao sol.
5) Deslocamentos no canteiro de obras:
1ª Quedas de mesmo nível devido às irregularidades do terreno; 2ª Impactos do corpo contra objetos fixos ou sendo transportados; 3ª Perfurações e ou cortes não profundos, durante o manuseio dos materiais e ou contato por partes expostas.
I. Início das atividades de obras 6) Escavação manual:
1ª Quedas ou tropeções pelas irregularidades do terreno ou objetos deixados no chão, mais comuns; 2ª Dores lombares devido ao esforço físico contínuo; 3ª Cortes ou escoriações por contato com materiais, equipamentos, ferramentas ou vegetação no entorno da área de trabalho.
7) Escavação mecânica:
1ª Quedas durante as atividades para a limpeza