Lutos da adolesc ncia segundo Aberastury e Knobel
352 palavras
2 páginas
‘’ Lutos da adolescência segundo Aberastury e Knobel’’A síndrome da adolescência normal é um período em que o adolescente vive um momento de grande conflito interno e muitos lutos. Nesse período é normal que haja até traços patológicos em suas ações. O primeiro luto começa pelo corpo infantil perdido, o segundo pela identidade e papel infantil perdidos, e em terceiro lugar tem o luto pelos pais da infância, que deixam de ser os heróis e passam a entrar em conflitos de ideias e gerações, aonde o velho deve dar espaço ao novo. Processo difícil, tanto para os filhos quanto para os pais, que também perdem seus filhos pequenos.
O luto pelo corpo infantil ocorre com as mudanças corporais, quando o corpo deixa de ser um corpo de criança e ganha características de um corpo adulto. Nessa fase da adolescência os pelos crescem, nos meninos há um crescimento do pênis, a voz fica mais grossa e a pele muda também, nas meninas os seios crescem e o corpo se prepara para a procriação nos dois casos, sendo assim retomado os desejos sexuais adormecidos, agora os pais deixam de ser o objeto de desejo para dar lugar a outros objetos.
O jovem fica numa situação de querer ser independente e ao mesmo tempo não poder. A dor se perceber o quanto os pais são humanos e deixam de representar aquele papel de heróis perfeitos é muito difícil, nesse momento o jovem se afasta do seu núcleo familiar e se insere em grupos. Há uma grande necessidade de criar uma identidade nova, já que a antiga se foi com o tempo e com as mudanças. Já não se pode mais ser uma criança.
Nesse tempo é normal que o adolescente fique confuso e cometa ações que normalmente não o faria, nessa hora eles se questionam sobre o mundo e se isolam para pensar a respeito de si mesmos e elaborar respostas que tanto precisam a respeito da vida. É normal eles se afastarem de tudo que lhe é familiar, para procurar em outras experiências a identidade própria.
Desenvolvimento humano 2
Professora: Teresinha
Aluna: Rayane Reis