Luta de classes
Manifesto Comunista
Lutas de Classes
• O que são lutas de classes?
São a oposição entre as diferentes classes da sociedade. Elas não são apenas um conflito, envolvem a economia, a política e a sociedade como um todo.
Elas teriam começado com a criação da propriedade privada e os meios de produção. A partir daí, a sociedade passou a ser dividida entre proprietários (burguesia) e trabalhadores (proletariado).
• Definição de burguesia.
A burguesia moderna é o produto de um longo curso de desenvolvimento de uma série de revoluções nos modos de produção e troca.
Ela é detentora dos meios de produção. Representada por uma parcela mínima da população. Seu objetivo é acúmulo de capital.
“ A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais. ” (Livro Manifesto Comunista de Karl Marx – página 87).
• Definição de proletário.
Possuidor unicamente de sua força de trabalho. Representado pela maioria da população. “Classe dos trabalhadores assalariados modernos que, não tendo meios próprios de produção, são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviverem.” (Nota de Friedrich Engels à edição inglesa de 1888.)
“O operário cada vez se empobrece mais quando produz mais riquezas” o que faz com que ele “se torne uma mercadoria mais vil do que as mercadorias por ele criadas”. Assim, quanto mais as coisas aumentam de valor,mais o mundo dos homens se desvaloriza.
• Como funciona a relação burguesia/proletário.
Na sociedade capitalista a burguesia se apodera da mercadoria produzida pelo proletariado, e ao produtor dessa mercadoria sobra apenas um salário que é pago de acordo apenas com o valor necessário para sobrevivência deste. Os trabalhadores são forçados a vender seu trabalho por uma fração mísera do real valor da mercadoria que produzem,