Lupus
FUNDAÇÃO GERALDO CORREA
GABRIELA SILVA
GRAZIELE BOTELHO
THAÍS DAMASCENO
LÚPUS
Divinópolis
2013
GABRIELA SILVA
GRAZIELE BOTELHO
THAÍS DAMASCENO
LÚPUS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentando à Escola de Enfermagem São João de Deus -- Fundação Geraldo Correa , como requisito parcial a conclusão do Curso deTécnico em Enfermagem.
Divinópolis
2013
.
Dedicamos este trabalho com muito amor primeiramente a Deus e às nossas famílias , aos amigos que nos apoiaram e nos incentivaram a seguir em frente , aos namorados que foram nosso refúgio nos momentos mais difíceis , aos professores e supervisores de estágio que fizeram de tudo para nos formar como excelentes profissionais.
RESUMO
1 INTRODUÇÃO
O que é Lúpus?
Lúpus Eritomatoso Discóide
Lúpus Eritomatoso Sistêmico: Sintomas:
Diagnóstico
Exames: A doença branda pode ser tratada com:
Tratamento
O tratamento para lúpus mais grave inclui:Por que o Lúpus afeta mais as mulheres?
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. O que é Lúpus? Lúpus é umadoença autoimune que a longo prazo pode afetar a pele, as articulações, os rins o cérebro e outros orgãos. A doença Lúpus é caracterizada pela produção de vários auto-anticorpos, ou seja anticorpos que atacam o próprio corpo. Entre os auto-anticorpos comuns do Lúpus há um contra o núcleo das células e outro contra o DNA do próprio paciente. Não sesabe por que o corpo começa a produzir esses anticorpos. Existe provavelmente uma assossiação de fatores genéticos, pois a doença é mais comum quando há história familiar positiva, e fatoresambientais anda não identificados. A doença é nove vezesmais comuns em mulheres do que em homens e ocorre em todas as idades, sendo maisprevalecente entre 20 e 40 anos.
2.1.1 Lúpus Eritomatoso Discóide: É o tipo