TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
FAMEG - FACULDADE METROPOLITANA DE GUARAMIRIM
GRUPO UNIASSELVI
CURSO: ADMINISTRAÇÃO - FINANÇAS
DISCIPLINA: TEORIA ORGANIZACIONAL
PROFESSORAª: DAISY RIBEIRO
ACADEMICOS: FRANCIELE CUNHA PEREIRA
JEICEANE TEREZINHA GOMES
JENIFER CAROLINA MADER
LADIANE DALPRÁ
MAIKA LAIR GIROLLA
RESUMO
O tema proposto neste trabalho é de Teoria de Sistemas, baseado nas ideias dos autores: Idalberto Chiavenato, Antônio Cesar Amaru Maximiano e Antônio de Lima
Ribeiro. Tem-se como objetivo estudar e conhecer a importância da sua teoria para os acontecimentos diários nas organizações. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográficas. Como resultado percebe-se que a aplicação da teoria dos sistemas está diretamente relacionada a mudança nas organizações.
PALAVRAS CHAVES: Organizações, Sistemas, Ambiente.
1 INTRODUÇÃO
A teoria sistêmica vê a organização em constante interação com o meio externo, ou seja, está relacionado com o ambiente em que vivemos.
Os objetivos do tema é conhecer uma visão sistemas das organizações, entender os conceitos básicos, pesquisar atuações do sistema no cotidiano.
Buscar a relação dos conceitos de sistemas com o modo de atuação dentro da organização, fazendo com que se aperfeiçoa-se a teoria na prática.
2 TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
A Teoria Geral de Sistemas foi criado na década de 60, tendo como fundador
Ludwig Von Bertalanffy, em sua tese ele descreve a teoria como algo que não busca a solução de problemas destinados a realidade já vividas, e sim produzir teorias e formulações conceituais sobre o fato. (CHIAVENATO, 2006)
Conceito de sistema para Maximiano (2012, p. 228): “Sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo. Um conjunto de partes que interagem e funcionam como todo é um sistema.”
2.1 CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS
Segundo Chiavenato (2006), os sistemas têm características próprias formando um todo, segundo a definição de Bertalanffy o sistema decorre de