Lumionol

435 palavras 2 páginas
EXPERIÊNCIA COM O LUMINOL Luminol é uma substância química criada em 1928 por H. O. Albrecht. É um produto que é preparado misturando-se o luminol propriamente dito, com uma substância à base de peróxido de Hidrogênio (água oxigenada), que reage muito lentamente. Quando essa mistura entra em contato com o sangue humano, utiliza o ferro presente na hemoglobina como agente catalisador causando uma reação de quimiluminescência. Muito utilizado pela polícia cientifica, quando necessita saber se há vestígios de sangue em roupas, objetos ou lugares. No caso de tecidos, mesmo que a cena do crime tenha sido limpa, as fibras do tecido absorvem partes do composto de ferro, e assim, quando aplicado o luminol, ele causa uma reação de oxidação e "ilumina", literalmente, o local, ficando uma cor azul-fluorescente. É mais útil quando usado junto com luz-negra, podendo-se assim ver mais claramente as evidências de sangue.
Pó de Luminol + H2O2 + OH-  C8H7O3N3

EXPLOSÃO DO H2
Enchemos um balão com gás hidrogênio, e aquecermos um pouco com um isqueiro, o que causou uma grande explosão. O gás oxigênio presente no ar reagiu também com o gás hidrogênio, e formou água, em pequena quantidade.
H2(g) + O2(g)  H2O (l)
BAFÔMETRO
Bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcóolica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. É um equipamento utilizado por policiais para verificar o nível de álcool etílico presente no ar expirado por motoristas.
O álcool presente no "bafo" é convertido em ácido acético conforme mostra a reação abaixo:

Nesta reação o etanol é convertido a ácido acético e o cromo, na forma de íon cromato (amarelo alaranjado) é transformado em (coloração verde).
Quanto maior a concentração de álcool, mais intensa é a coloração esverdeada obtida.
Etanol no sangue
Etanol no

Relacionados