Lucro real - indústria
Como surgiu?
O Comércio Eletrônico surgiu com a evolução das tecnologias na Internet, com objetivo de complementar o processo de vendas e eliminar intermediários da cadeia de suprimento, a fim de auxiliar na globalização da economia através da parceria e negócios e diminuição de limites geográficos. Ele não é só pela internet através de conexão com computadores, mas por meio de anúncios na televisão e principalmente o uso de aparelhos celulares e outros equipamentos eletrônicos.
O comércio eletrônico brasileiro surgiu sem interferência do Estado e cresce por conta de empresários e tecnologias que criaram um ambiente favorável ao qual o consumidor vem aderindo naturalmente.
O que é?
Trata – se de uma forma de transição eletrônica para compra e venda de produtos ou serviços especialmente através da internet, sendo mais um canal para aquisição de bens (tangíveis ou intangíveis) disponíveis na rede através de lojas virtuais.
Oportunidades
-Maior comodidade na compra do produto ou serviço
-Disponibilidade da loja estar aberta 24 horas por dia
-Acesso a qualquer momento por meio de smartphones ou outros aparelhos com conexão à internet, e
-Facilidade nas pesquisas comparativas
Ameaças
-Vulnerabilidade de hackers para dados de cartões e senhas bancários
-Compras incorretas em razão da despadronização do tamanho de roupas, de calçados e outros itens do vestuário, e
-Possíveis atrasos ou danificação do produto durante a entrega
Crescimento no Mercado
O comércio eletrônico vem ganhando espaço no gosto do consumidor brasileiro. Em 2013 foram 31,11 bilhões de Reais em faturamento. A expectativa é que esse volume atinja 39,5 bilhões em 2014. Esse setor que vem gerando empregos – serão 500 mil novas vagas diretas e indiretas em 2014. Em 2013, os brasileiros gastaram mais de 4,4 bilhões de Reais em compras em lojas virtuais estrangeiras.
Figuras
Vídeo