Luc Ola Jos De Alencar
LIVRO LUCÍOLA, José de Alencar
1. (UFSM-RS) No romance Lucíola, de José de Alencar, Lúcia é seduzida ainda mocinha por um homem devasso, num momento em que precisava de dinheiro para salvar familiares doentes. Expulsa do convívio familiar, começa a viver como uma cortesã caprichosa. Sua regeneração moral começa quando se apaixona por Paulo, mas logo é vitimada por uma doença fatal e morre.
Entre as heroínas do Romantismo, não é apenas Lúcia que tem como destino a morte.
Pode(m)-se citar também:
I. Inocência, do romance Inocência de Alfredo Taunay.
II. Iracema, do romance Iracema de José de Alencar.
III.Carolina, do romance A moreninha de Joaquim Manuel de Macedo.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I e II.
b) apenas II.
c) apenas I e III.
d) apenas III.
e) apenas II e III.
2. (UFOP) Em relação a Lucíola, de José de Alencar, assinale a alternativa incorreta. a) A obra apresenta muito adequadamente o tema da prostituta regenerada, bem ao gosto do Romantismo.
b) O narrador tem, além dos leitores da obra, explicitamente uma interlocutora como personagem-leitora. c) A narrativa se constrói em dois tempos muito bem marcados: o da vivência e o da narração da vivência.
d) A aparição de Maria da Glória resolve todos os problemas da personagem Lúcia, porque aponta o caminho da expiação da culpa, construindo um final feliz para a narrativa. e) A presença de muitos paradoxos românticos (virtude x vício, alma x corpo, amor x prazer, ingenuidade x devassidão, família x prostituição) é possível perceber nesse romance. 3. (UFOP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de Lucíola, de José de
Alencar.
a) É Paulo – como protagonista – simultaneamente agente da narração e objeto da narrativa. b) É um romance que apresenta uma pluralidade de olhares narrativos, principalmente na caracterização da personagem Lúcia.
c) É um romance que traz uma visão alienada da sociedade urbana do Rio de Janeiro, por focalizar unicamente o drama individual da