Conclus O Individual Os Restauradores
Professoras: Cynthia Regina e Ivanise lo Turco Matéria: Teoria e Métodos de Restauração de Edifícios Data: 04/04/2014
BOITO, Camillo. Os Restauradores. 3ª Ed. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2008.
Conclusão Individual: Os Restauradores
Camillo Boito (1836-1914), nascido em Roma, Itália, foi um importante arquiteto, restaurador, critico, historiador, teórico, professor, literato e analista, pois fundamentou o método científico, consolidado no século XIX.
Boito, como restaurador e teórico, tinha um pensamento intermediário que se encontrava entre os ideais de restauração de Eugène Emmanuel Viollet-le-Duc, que desejava atingir a unidade formal e não se importava se fosse necessário destruir as outras fases da passagem da obra para fazer substituições idealizadas para alcançar a tal unidade estilística; já o teórico Jonh Ruskin, prezava a matéria original e as marcas que o tempo já havia imprimido as obras, era a favor apenas manutenções periódicas, chegando até a admitir a “morte” da obra.
Pensamentos tão opostos serviram para embasamento de Boito em seu próprio método, que não seria tão radical como as teorias desenvolvidas por Viollet-le-Duc ou Ruskin.
Camillo Boito, em seu método, se fundamentava em estudo de documentos, análise de fotografias, observação das obras, fazia levantamentos métricos dos edifícios e tudo o que fosse fazer para restaurar algo também deveria ser devidamente documentado. Boito ainda salienta a importância de se distinguir a intervenção do original, tanto como nos materiais utilizados, assim como na técnica e no traço empregado, uma vez que o material de antigamente pode não ser mais encontrado nos dias atuais e, principalmente, quem fez ou