LUBRIFICAÇÃO AUTOMOTIVA
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
LUBRIFICAÇÃO AUTOMOTIVA
Curso: Engenharias
Professor: Thiago
Autores: Ana Paula Oliveira Barbosa; Ézio Aguiar; Fábio Cardoso; Gustavo
Maximiliano; Paulo Alberto, Rezende, Leandro.
_____________________________________________________________
1. Resumo
Enfatizando a lubrificação do óleo em motores automobilísticos, que, ajuda na identificação na escolha o óleo correto, aumentando a vida útil dos componentes do motor. Os lubrificantes automotivos são óleos básicos, sofisticados refinados e
aditivos de alto
desempenho,
são
testados
rigorosamente e aprovados por testes de qualidade. Nesse presente trabalho, mostraremos como a lubrificação é de vital importância para o desenvolvimento e bom funcionamento para evitar atritos causados por desgastes e oxidações que atacam os metais e os próprios lubrificantes deteriorando-os.
Na figura acima mostra como funciona á circulação do óleo lubrificante no moto.
2. Introdução
Dados historicos confirmam que há mais de mil anos A.C, o homem já utilizada processos de diminuição de atrito, sem conhecer estes principios, como, hojé, são conhecidos por lubrificação.
Os óleos lubrificantes foram introduzidos nos motores a combustão interna e nos sistemas de transmissão visando principalmente diminuir o atrito, que pode provocar a quebra do componente, através da formação de uma película que impede o contato direto entre as peças metálicas em movimento.
Era nescessario descobrir um meio para minimizar o atrito, O atrito pode ser definido como a resistência que se manifesta ao se movimentar um corpo sobre uma superficie, lubrificação em si, quer dizer menos esforço, menor atrito, menos desgaste, enfim, diminuição no consumo de energia.
Definido os conceitos e com analise das possibilidades existentes, relacionado automação com manutenção o uso de um sistema de lubrificação para área
automotiva,