ltiberio

4622 palavras 19 páginas
Universidade Estadual de Campinas
Licenciatura em Enfermagem

Trabalho final apresentado à disciplina EL 774 C+E sob a orientação do Profº Antônio Miguel e da Profª Anna Regina L. de Moura

Campinas
Dezembro, 2012
1. Introdução
Para dar início a narrativa, explicitaremos o porquê da escolha da temática “Práticas de Estética Corporal”. O motivo implica-se no fato de ser um assunto atual, o qual gera grandes discussões, em diversas vertentes. Sua discussão e sua “prática” se dão em todos os “cantos” da sociedade, desde comunidades afastadas das grandes cidades até nas grandes metrópoles e meios de comunicação e principalmente nas comunidades científicas, que estão sempre à procura de novos esclarecimentos.
Após uma grande busca realizada nos mais diversos meios de comunicação (revistas, jornais, gibis e internet) sobre a referida temática, encontramos diversas vertentes, no entanto escolhemos uma, na qual nos aprofundamos mais e assim delimitamos o que seria realizado nas escolas selecionadas como campos de estágio. A vertente escolhida vai em direção ao conceito de imagem corporal e como as crianças da atualidade compreendem, praticam e estão inseridas nesse contexto.
A história da imagem corporal teve início no século XVI com o médico e cirurgião Ambroise Paré, na França, que percebeu a existência do membro fantasma, caracterizando-o como a alucinação de que um membro ausente estaria presente. Mais tarde isso foi denominado como estética corporal(1).
A imagem corporal é a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio. A indústria cultural, pelos meios de comunicação, encarrega-se de criar desejos e reforçar imagens padronizando corpos.
O termo Imagem Corporal vem sendo usado frequentemente tendo como foco de investigação o corpo humano. As pessoas aprendem a avaliar seus corpos através da interação com o ambiente. Assim sua autoimagem é desenvolvida e reavaliada continuamente durante a vida inteira, mas as

Relacionados