LTF Full Hard
Produto do Laminador de Tiras à Frio
Fluxo de Produção da BF-Full Hard
BF-FH
Laminação à Frio - Produto
A unidade de laminação a frio reduz a espessura das chapas laminadas a quente, conferindo-lhes melhor qualidade superficial e características mecânicas que serão posteriormente adequadas ao seu uso. Com esse processo, pode-se obter chapas com espessuras entre 0,20 a 2,99 mm e com uma superfície brilhante e uniforme.
Após o processo de decapagem ocorre a laminação a frio. Os laminadores a frio funcionam de acordo com o mesmo princípio dos laminadores a quente, exceto pelo fato de que a deformação se dá à temperatura ambiente. Um laminador de tiras à frio tipo tandem pode ter entre três e seis cadeiras, nas quais a chapa é submetida a esforços controlados de compressão e tração, que promove a sua redução de espessura. Neste processo é usada uma emulsão de óleo e água, que tem as funções de resfriamento e lubrificação no contato (controle do atrito) entre a tira e o cilindro de laminação.
Laminação à Frio - Produto
Após esta etapa, as bobinas, são denominadas full-hard, onde o aço encontra-se completamente encruado, e os grãos assumem uma forma alongada no sentido da laminação. Nesta condição de full-hard, as propriedades mecânicas do material são profundamente alteradas, ocorrendo uma queda da ductilidade e aumento na resistência mecânica.
Laminação à Frio - Produto
Após o processo de laminação a frio, as bobinas full-hard são submetidas a um processo de recozimento para a recuperação de suas propriedades mecânicas e podem para isso seguir por duas rotas distintas, dependendo do produto final: chapas revestidas ou chapas finas a frio não revestidas.
Dureza
Rm
Alongamento
Laminador de Tiras à Frio - LTF
Limitações Dimensionais:
ENTRADA
SAÍDA
DISCRIMINAÇÃO
MIN.
MÁX.
MIN.
MÁX.
LARGURA DAS BOBINAS (mm)
610
1575
610
1575
ESPESSURA (mm)
2,25
4,75
0,24
2,99
DIÂMETRO INTERNO (mm)
610
610
509
509
DIÂMETRO EXTERNO (mm)
914