LPL O Retrato De Dorian Greey
442 palavras
2 páginas
Adaptação britânica do romance de mesmo nome do autor Oscar Wilde, estreou em 2009, dirigido por Olivia Parker, com Ben Barnes como Dorian Gray, Colin Firth como Lord Henry Wotton, RebeccaHall como Emily Wotton, Fiona Shaw como Tia Petúnia Agatha.
Em "O Retrato de Dorian Gray (2009)", Dorian Gray é um jovem extremamente belo, e ingênuo, que se muda do interior da Inglaterra para Londres após receber uma grande herança. A alta sociedade londrina pressiona o rapaz, esperando atitudes e comportamentos que não lhe eram naturais até então. Basil, um aclamado pintor da época, se encanta com a beleza de Dorian, e se propõe à pintar um retrato dele, o famoso retrado que desencadeará toda a história.
Dorian se envolve com uma doce atriz, Sybil, e logo estão noivos e apaixonados, porém a influência de Wotton faz com que o jovem mude seu comportamento de tal maneira que Sybil não aguenta mais e comete suicídio. Dorian fica devastado ao saber, ainda mais quando descobre que ela estava grávida. Ele, então, perdido e perturbado, acaba sendo atraído pela vida luxuriante, pelas festas, drogas, orgias...
O retrado feito por Basil, tornou Dorian imortal, ele jamais envelhecerá, assim não perdendo sua beleza jovial. Este é o ponto central do livro, que acaba se perdendo um pouco no filme.
O filme foi bastante criticado por não ser fiel à obra de Oscar Wilde. Tob Finley, que escreveu o roteiro do filme, modificou profundamente a história, até criando personagens inexistentes, caracterizando-a como uma releitura, uma adaptação na tentativa de apresentar o clássico à um público diferente.
Algumas características de Wilde permanecem na adaptação: a ironia, a crítica, as frases afiadas.
No geral o filme me agradou, Colin Firth foi muito bom, e o Príncipe Caspian Ben Barnes também foi uma boa escolha. Não vejo com maus olhos a adaptação da obra de Wilde, achei uma maneira bem pensada de atrair o público jovem para clássicos como esse, que critica a ditadura da aparência em uma sociedade