lp 10 ano
Aparentemente , o conceito de ação nada tem de problemático. Todos parecemos saber o que é uma ação , tanto mais que vivemos a experiencia do agir quotidianamente : escovar os dentes , colher flores, cortar um bolo , estudar, arrumar o quarto ou abraçar alguém constituem exemplos de ações.
Contudo ,o tema não é tao pacifico como parece. Apesar de normalmente não nos apercebermos [questionarmos ]sobre Ações simples do quotidiano , há ações que se apresentam, á partida , como bastantes complexas , exigindo por isso uma reflexão que clarifique aquilo eu efetivamente se pode entender por ação humana , tendo em conta outros conceitos que sê-lhe encontraram associados . um acontecimento é algo que ocorre num determinado tempo e lugar e que é suscetível de afetar o sujeito , mas que , em principio , não depende da sua vontade . deve se evitar estabelecer uma distinção rígida entre acontecimentos e ações ,pois os movimentos humanos também são algo que acontece . para alem dos acontecimentos , existe aquilo que fazemos de modo : inconsciente e involuntário por efeito de habito e , por fim , consciente e voluntario chamamos de ação humana . a ação humana é assim, o que fazemos de um modo voluntario e consciente , sugerindo em principio como algo livre , racional , intencional e, por conseguinte , responsável. Designa se por intensão o curso da ação que alguém pretende seguir ou ainda o objetivo ou propósito que guia a ação . ter uma intenção significa também encontra se num estado mental que orienta para a concretização (ou manutenção , evitamento ) de um determinado estado dê coisas.
As ações intencionais são originadas por motivos , desejos , crenças , interesses , aspirações: são realizadas por alguém que as quere realizar ( desejo )e que acredita que esse é o , melhor meio para atingir um fim (crença ) .
Distingue-se ação básica – aquela que se faz direita e intencionalmente – de ação não básica aquela que , para ser realizada ,