Louis Blanc
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E SAÚDE
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
LOUIS BLANC
SOCIALISMO
JULIA GRAZIELA SCHMIDT
PROFº LUIZ CARLOS BARNABÉ DE ALMEIDA
Louis Blanc
Nome de batismo Louis Jean Joseph Charles Blanc nasceu em Madrid, dia 29 de Outubro de 1811 e faleceu em Cannes, 6 de Dezembro de 1882, foi um socialista francês que nutria um amor por três ciências, uma vez que são conhecidos os seus interesses pela Política, a História e a Economia, mas a sua faceta mais conhecida é a de precursor do movimento socialista moderno, ou do socialismo estatal. Revolucionário e defensor dos trabalhadores franceses, defendeu cooperativas controladas pelos trabalhadores, com ajuda governamental. Teve importante participação na Revolução de 1848, quando suas ideias foram colocadas em prática devido à coalizão entre liberais e socialistas, na tentativa de derrubar a monarquia. Segundo Louis Blanc, seriam criadas associações profissionais de trabalhadores de um mesmo ramo de produção, as Oficinas Nacionais, financiadas pelo Estado. O lucro seria dividido entre o Estado, os associados e para fins assistenciais.
Blanc era filho do inspetor-geral de finanças do rei da Espanha, Joseph Bonaparte, irmão de Napoleão. Pouco depois da Revolução de 1830, que arruinou sua família, parte para Paris e se inscreve no Partido Republicano. Para ganhar a vida, torna-se preceptor do filho de um construtor de máquinas de Arras. Descobre a classe operária e se liga progressivamente à causa.
Estudou Direito em Paris. Vivendo na pobreza, colaborou em vários jornais. Na "Revue du Progrés", que defendia a extensão do sufrágio universal, publicou em 1839, "A Organização do Trabalho" em que critica a economia liberal e a concorrência exacerbada que levavam à morte aqueles que nada possuíam. Opõe-se aos patrões e exorta os operários a lutar e se