loucos anos 20
A 1ª Guerra mundial provocou profundas transformações económicas e sociais na europa , tanto nos paises derrotados como nos vencedores, agravando os desiquilibrios já existentes : de um lado , os novos ricos que fizeram fortuna com a guerra (comercialização de alimentos e de equipamentos militares) ou com a especulação própria dos períodos de crise; do outro, os que viviam de rendimentos fixos, como rendas , pensões , e ordenados , que empobreceram devido ao aumento do custo de vida . Tambem , os desempregados , antigos combatentes e inválidos de guerra , viviam, por vezes, na mais extrema miséria.
A guerra provocou igualmente importantes transformações no quotidiano, na maneira de pensar e sentir da sociedade. O medo , as dificuldades , os horrores da morte e os desgostos vividos durante o conflito mundial eram esquecidos pelo desejo eufórico de gozar a vida. A população procurava avidamente viver cada momento com uma alegria e uma entusiamos muitas vezes excivos , dai a designação de “ loucos anos 20” dada a este período. Assistiu-me , então a grandes mudanças , nomeadamente, nos hábitos sociais da burguesia: a procura de divertimentos generalizou-se nas grandes cidades , a vida noturna ganhou importância , aumentado o numero de cafés , restaurantes e locais de convívio publico, onde o consumo de álcool era muitas vezes exagerado.
CINEMA
O cinema conheceu um grande aperfeiçoamento, sendo o cinema considerado a Sétima Arte. De facto, nos Anos 20, destacam-se actores que são vistos como ídolos pela juventude do tempo.
Charles Chaplin, o Charlot, é o maior cómico que se notabilizou quando o cinema não tinha som. Os seus filmes eram uma crítica à sociedade do tempo, que marginalizava as crianças, os homens e mulheres maltratados pela vida ou explorados no seu trabalho.
Com a introdução do som e da cor na Sétima Arte (no fim dos anos 20), redobra a