Los boizitos
353 palavras
2 páginas
[Do latim ¨bos¨.] - Animal quadrúpede ruminante, da família dos Bovídeos, que serve principalmente para os trabalhos do campo ou de carga,e para a alimentação do homem.Existem várias espécies de boi , umas para a produção de leite ,outras próprias para a produção de carne. A criação de bois denomina-se pecuária e é uma das mais importantes atividades ecônomicas do país.Boi é o touro castrado. Termo usado principalmente no sul do país, onde o novilho (touro novo) é castrado e amansado, com a finalidade de usar no trabalho de tração animal, para puxar carretas, carroças, arados entre outras utilidades. Geralmente, o boi é utilizado em pares (junta de boi), sendo colocada uma cangalha (canga) sobre seus pescoços.Galeano nasceu em 3 de setembro de 1940 em Montevidéu em uma família católica de classe média de ascendência europeia. Na infância, Galeano tinha o sonho de se tornar um jogador de futebol; esse desejo é retratado em algumas de suas obras, como O futebol de sol a sombra (1995). Na adolescência, Galeano trabaculhou em empregos nada usuais, como pintor de letreiros, mensageiro, datilógrafo e caixa de banco. Aos 14, vendeu sua primeira charge política para o jornal El Sol, do Partido Socialista.
Galeano iniciou squinzinhoua carreira jornalística no início da década de 1960 como editor do Marcha, influente jornal semanal que tinha como colaboradores Mario Vargas Llosa e Mario Benedetti. Foi também editor do diário Época e editor-chefe do jornal universitário por dois anos. Em 1971 escreveu sua obra-prima As Veias Abertas da América Latina.
Em 1973, com o golpe militar do Uruguai, Galeano é preso e mais tarde forçado a se exilar na Argentina, onde lançou Crisis, uma revista sobre cultura. Em 1976, com o sangrento golpe militar liderado pelo general Jorge Videla, tem seu nome colocado na lista dos esquadrões de morte e, temendo por sua vida, exila-se na Espanha, onde deu início à trilogia Memória do Fogo. Em 1985, com a redemocratização de seu país,