Lorem Ipsum
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS CLASSICAS E VERNACULAS
Análise de Poema: Lorem Ipsum
Said Forhat – 8124402
São Paulo
Junho – 2015
Lorem Ipsum é o poema que abre o livro Formas do Nada, de Paulo Henriques Britto. O livro apresenta uma preocupação em analisar o ato poético, como o nome já delata. Formas tradicionalmente poéticas são utilizadas ao longo do livro, explorando formas clássicas e modernizando-as. Já o Nada se refere ao assunto em questão.
Depreende-se do livro que o poema pode ser, de fato, um ser sem significado, mas de tamanha importância que seria difícil excluí-la do dia a dia. O estudo sobre o fazer poético é aparente durante o livro todo e o uso das ferramentas é amplo e significativo para os poemas nas quais são utilizadas.
Lorem Ipsum
1 “Venham”, diz ele, “que eu lhes ofereço
2 sinéres, cesuras, hemistíquios
3 e muito mais, e em troca só lhes peço
4 sofríveis simulacros de sentido.
5 Venham, que a noite é sólida e solícita,
6 e aguarda apenas o momento exato
7 de nos servir a suprema delícia,
8 como um garçon anódino e hierático.”
9 Porém apelos tantos, tão melífluos,
10 atraem tão só máscaras sem rosto,
11 cascas vazias e rabisco pífios.
12 Tudo resulta apenas neste dístico:
13 Ninguém busca a dor, e sim seu oposto,
14 e todo consolo é metalinguístico.
O poema Lorem Ipsum se trata de um soneto italiano, duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (tercetos), com esquema de rimas ABAB CDCD EFE EFE, utilizado mais frequentemente na poesia moderna, embora sejam elas predominantemente toantes – sendo exceção os versos 10 com 13 e os versos 12 com 14. Aparecem aliterações nos dois primeiros quartetos, com predominante uso do /s/ e /l/, já no primeiro terceto temos uma sonoridade menos suave, onde os sons /t/ e /k/ aparecem mais fortemente. No último terceto a assonância em /o/ e /u/ é bastante clara.
O