CONHECER PARA PREVENIR Amanda
Orientadora: Deborah Costa Esquarcio
Aline Barbosa dos Santos
Amanda Pedrosa de Castro Pereira
Renata de Paula Cardoso
Thais de Cassia Silva Lemos
Sumário
Apresentação
5
Definição da Síndrome de Burnout
6
Sintomatologia da Síndrome de Burnout
7
As diferenças entre o Estresse e a Síndrome de Burnout
9
Fatores de Risco
11
Prevenção
13
Tratamento
15
Referências bibliográficas
16
Apresentação
Esta cartilha foi elaborada por estudantes do curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais unidade Barreiro com o intuito de conscientizar os profissionais de enfermagem sobre um emergente transtorno psíquico que acomete diversos profissionais, em especial profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais: a Síndrome de Burnout.
Qual a importância dessa cartilha?
Os Enfermeiros possuem um papel fundamental na sociedade por cuidar, assistir e intervir na vida das pessoas de forma humanizada, ou seja, por contribuírem diretamente para o bem estar e para a promoção da saúde dos cidadãos. No entanto, essa profissão os coloca diariamente expostos a tensões e estresses intensos, o que exige um controle mental e emocional muito grande, assim os profissionais deflagram um estado de tensão emocional e estresse crônico mudando seu comportamento negativamente na interação do trabalho e na vida pessoal, gerando a Síndrome de Burnout.
Um fator agravante no âmbito da Síndrome de Burnout no cenário atual é o desconhecimento da sua existência pelos profissionais de enfermagem, que, devido à falta de informação, são diagnosticados erroneamente, não obtendo, dessa forma, êxito no tratamento. Visto isso, torna-se necessária a divulgação e conscientização dos profissionais de enfermagem quanto à incidência desse transtorno.
Qual o objetivo desta cartilha?
O objetivo desta cartilha é nortear os trabalhadores de enfermagem quanto aos mecanismos de prevenção