lol aeaeae

517 palavras 3 páginas
Modelos Animais de Ansiedade (p.105)
Os transtornos de ansiedade são considerados patologias do sistema de defesa humano; portanto, os estudos dos comportamentos defensivos em roedores são importantes para o entendimento dos mecanismos neurobiológicos envolvidos na ansiedade.
Estudos sobre evolução mostram que o medo e a ansiedade são emoções adaptadas, originadas nas reações de defesa dos animais em situções de ameaças que comprometam sua integridade física ou a própria sobrevivência (p. ex. confrontos com o predador ou com animais da mesma espécie em competição). A exposição de animais a essas situações de perigo, seja de natureza inata ou aprendida, resulta em comportamentos defensivos, específicos para cada espécie. Os transtornos de ansiedade são considerados patologias do sistema de defesa humano; portanto, os estudos dos comportamentos defensivos em roedores são importantes para o entendimento dos mecanismos neurobiológicos envolvidos na ansiedade. De fato, muito do que se sabe sobre a fisiopatologia dos transtornos de ansiedade tem emergido de estudos com animais de laboratório que apresentam aspectos da etiologia, da fisiologia ou do comportamento de medo e ansiedade. Esses modelos tem contribuído para o entendimento dos mecanismos neurobiológicos do medo e da ensiedade tanto normais como patológicos. Além disso, os modelos comportamentais também são importantes para identificas fármacos com potencial ação ansiolítica.
Quanto às validade dos modelos de ansiedade, a preditiva refere-se à sensibilidade do modelo em testar ansiolíticos, mas não outros tipos de fármacos. A validade de face é a capacidade de o modelo produzir reações como medo em animais, as quias são análogas ao comportamento de ansiedade observada em humanos. Enfim, a validade de construto, que é a mais difícil de ser avaliada, está relacionada à mimetização da fisiopatologia da ansiedade no modelo animal.
Os modelos animais de ansiedade podem ser classificados como condicionados e

Relacionados