loja de esportes
C
PROF. MESTRE ENG. MARCELO BIANCHI
AULA 08 - PESQUISA
PESQUISA
Bancos de dados existem para que, de tempos em tempos, um usuário possa
localizar o dado de um registro simplesmente digitando sua chave. Há apenas um método para se encontrar informações em um arquivo (matriz) desordenado e um outro para um arquivo (matriz) ordenado. Encontrar informações em uma matriz desordenada requer uma pesquisa seqüencial começando no primeiro elemento e parando quando o elemento procurado, ou o final da matriz, é encontrado. Esse método deve ser usado em dados desordenados, podendo ser aplicado também a dados ordenados. Se os dados foram ordenados, pode-se utilizar uma pesquisa binária, o que ajuda a localizar o dado mais rapidamente.
PESQUISA SEQUENCIAL
Este é o método mais simples de pesquisa, e consiste em uma varredura serial da tabela (vetor, matriz ou arquivo), durante a qual o argumento de pesquisa é comparado com a chave de cada entrada até ser encontrada uma igual, ou ser atingido o inal da tabela, caso a chave procurada não exista. A pesquisa seqüencial é fácil de ser codiicada. O algoritmo 1 apresenta a implementação em pseudo-código em uma pesquisa seqüencial genérica. A função de pesquisa pode ser implementada por duas formas:
PESQUISA SEQUENCIAL
- Retornar o próprio elemento encontrado;
- Retornar o índice do elemento (no caso de um vetor)
A figura 1 demostra um processo de pesquisa seqüencial em um arquivo qualquer. No caso, este arquivo deveria ter um campo chave para ser utilizado na pesquisa.
PESQUISA SEQUENCIAL
PESQUISA SEQUENCIAL
PESQUISA SEQUENCIAL
A função mostrada no programa 1 faz uma pesquisa em um vetor de caracteres de comprimento conhecido até que seja encontrado, a partir de uma chave especíica, o elemento procurado:
PESQUISA SEQUENCIAL
Esta função devolve o índice da entrada encontrada se existir alguma; caso contrário, irá devolver -1.
É comum o fato de algumas