Logística
A área de compras, da mesma forma que todas os outros departamentos das empresas, sofreram modificações, assim como o negociador, especialista na área, também precisou mudar para se adaptar ao novo contexto. Uma das principais modificações havidas ultimamente nas organizações, foi a passagem da área de compras, antes estritamente operacional, para atividade de gestão, na linha de comando das decisões das empresas. Nesse momento, deixou de ser visto como área isolada da empresa, e passou a fazer parte do planejamento estratégico das organizações e da tomada de decisão organizacional.
Apesar de a área de compras ser diferente em cada ramo de atividade, cada uma tem sua relevância peculiar. É evidente que a importância relativa da área de compras de uma grande indústria metalúrgica é diferente daquela reservada a uma instituição financeira.
Independente do segmento em que a empresa atue, é de grande importância uma área de compras bem organizada e estruturada.
A atuação de um comprador é sempre de grande relevância para os resultados da empresa como um todo.
Por outro lado, se o departamento de compras trabalhar mal, a conta fornecedores sofrerá um aumento, trazendo péssimos resultados para a empresa.
O total dos recursos gastos em compras com insumos de produção dentro de uma organização representa boa parte das receitas brutas.
Objetivos e função de compras
A gestão de compras é hoje conhecida como gestão da aquisição e assume um papel estratégico nos negócios do mundo globalizado. Através de um eficiente departamento de compras a empresa pode maximizar seus lucros e otimizar o processo de produção.
A função assume grande importância em virtude do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos, deixando cada vez mais para trás a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não de lucro.
Objetivos do setor de compras
• Suprir a organização com um fluxo seguro de materiais e