Logística
A logística envolve um conjunto de atividades que se preocupam com o fluxo material, desde o ponto de fornecimento até chegar ao consumidor final. As organizações podem gerenciar adequadamente este fluxo, para assim obter melhoria na qualidade dos serviços ao cliente e reduções de custo.
Segundo Taboada (2002), no começo da década de 1990, existia uma confusão entre logística e transporte. Tratava-se de uma visão estreita e bastante operacional da logística, pois não se compreendia que, para um desempenho competitivo das organizações, precisa-se mais do que um simples deslocamento de cargas de um ponto a outro. É necessário um conjunto de atividades, que permita a movimentação de um fluxo material, de forma eficiente e eficaz, desde um ponto fornecedor até um ponto consumidor. Dentre essas atividades, está o transporte.
Esta monografia teve por objetivo demonstrar a logística abordando conceitos e aplicações associados a reduções de custos e melhoria da qualidade dos serviços ao cliente.
A escolha do tema justifica-se pelo fato de que no atual ambiente competitivo no qual as empresas atuam, com a globalização trazendo consigo incertezas econômicas, um cenário cada vez mais complexo e variado, no qual a fidelidade do cliente, as parcerias com os fornecedores, a armazenagem, os meios de comunicação, o transporte e a distribuição são algumas das variáveis que devem ser consideradas, as implicações para a subsistência das empresas no mercado atual são muitas.
Dentro deste contexto a empresa deve adotar soluções rebuscada de elementos que possam fazer a diferença no mercado e a logística nesse aspecto, apresenta-se como uma importante ferramenta. Através de uma gama rica de recursos flexíveis ela permite a minimização de custos e possibilita a disponibilização de serviços com níveis de qualidade elevados possibilitando à empresa definir diferenciais positivos para alcançar vantagem competitiva no mercado.
Qual o papel da Logística para que a