Logística
Segundo Einstein (p.18, 1995 apud Pinheiro, p. 144, 2006), a segmentação pode ser entendida como “o processo de dividir mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades ou características similares, que, provavelmente, exibirão comportamentos de compra similar”.
Benefícios da SegmentaçãoPermite a pesquisa e produção de produtos que atendam de maneira eficaz as necessidades do mercado e dos consumidores, Auxilia na diminuição dos custos envolvidos na elaboração de estratégias promocionais eficazes, posto que tais esforços são dirigidos para os canais adequados
Opções da SegmentaçãoMarketing Diferenciado, Marketing Concentrado e Marketing Customizado (individualizado)
Critérios para SegmentaçãoNão há uma única maneira de realizar a segmentação, cabe a cada empresa testar e encontrar a melhor para o seu negócio e ramo de atividade. Geodemográficos: Regiões; Tamanho do município; Concentração populacional; Clima; Faixa etária; Gênero; e Número de integrantes na família. Socioeconômicos: Estágio da vida familiar; Renda; Classe social ou econômica; Ocupação; Nível de instrução; Religião; Raça; Nacionalidade. Psicográficos: Estilo de vida; Características de personalidade; Valores; Gostos; Preferências; e Tendências de consumo dos indivíduos comportamentais.
De acordo com Ries & Trout (1995), posicionamento “não é o que você faz com o produto”. Posicionamento é o que você faz na mente do cliente em perspectiva. Ou seja, você posiciona o produto na mente do comprador em potencial.
Se a segmentação mostra como os clientes podem ser agrupados num mercado, o posicionamento mostra como esses clientes agrupam em sua mente os produtos e serviço oferecidos.
Posicionamento por atributos/benefícios