Logística
Tendo em consideração o que foi dito anteriormente, muitas empresas repensaram alguns setores internos que não acrescentam valor ao produto, e um dos setores mais preocupantes foi o logístico.
Entre as empresas que enfrentaram e ainda enfrentam problemas logísticos estão as de construção civil, têxtil e vestuário.
A grande revolução no setor logístico aconteceu internamente, ou seja, na vertente da logística interna, graças a combinação entre engenharia e as novas tecnologias de informação.
Atualmente continuam a surgir novas soluções logísticas que garantem um crescimento modular, melhor qualidade dos processos, controle de inventários, gestão de rastreabilidade, redução de tempos de entrega e redução de erros.
A logística na confeção tem o início no setor primário, e está em concordância com as exigências do seu processo de criação, que tem por objetivo satisfazer a sazonalidade da moda. Assim sendo não é tanto logística de material, e sim logística de informação e de criação, agregando processos relacionados com o planeamento, execução e gestão dos ciclos de compra, produção, distribuição e vendas de uma cadeia logística, permitindo obter benefícios refletidos diretamente no resultado das empresas, como a redução de stock.
No que diz respeito as indústrias têxteis, são muitos os profissionais que concordam que estas se encontram num ponto de inflexão crucial. Nos últimos tempos tem-se assistido a várias apostas por parte de várias empresas com o objetivo de evitar até mesmo a bancarrota. Algumas estão apostando em sistemas de automatização logística, permitindo que sejam mais competitivas e eficientes, ou então manterem a sua infraestrutura