Logística
Poucas são as áreas de estudo que apresentam impactos significativos no padrão de vida das pessoas A LOGÍSTICA é uma dessas áreas.
Todas as áreas da atividade humana são afetadas, direta e indiretamente pelo processo logístico.
Introdução à Logística
Tentem imaginar uma campanha publicitária de vários milhões de dólares e quando o comprador vai procurar o produto ele não o encontra?
Como seria comprar uma camisa de seda feita na China em uma loja em São Paulo?
Porque um Kg. de tomate é tão barato no campo e custa tão caro no supermercado?
Porque o transporte de carga aérea é muito mais caro que os outros modais, está tendo um crescimento tão grande no Brasil e no mundo?
Qual deve ser a embalagem ideal para um iogurte? Jóias...?
As dúvidas as perguntas mostram exatamente a influência da logística no dia-a-dia da vida das pessoas.
Quando pensamos pela primeira vez em Logística, imaginamos operações industriais esquecemos a relação que existem entre as operações comerciais tornando-os pouco importante na área de operações de serviços.
Operações de um Banco tradicional geralmente concentramos nossas atenções para as operações de serviços em si e esquecemos que:
✓ Equipamentos e instalações têm que ser armazenados e transportados; ✓ Os formulários, talões de cheques, ✓ documentos, dinheiro.
Além disso, a Logística tem interfaces com diversas áreas da empresa, ou seja, além de usar conhecimento de diferentes disciplinas, também interferem (e é sujeita) as atividades de outras partes da organização.
No início de 1.991, o mundo presenciou um exemplo dramático da importância da logística. Como precedente para a Guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar grandes quantidades de materiais a grandes distâncias, o que se pensava ser em um tempo impossivelmente curto. Meio milhão de pessoas e mais meio milhão de materiais e suprimentos tiveram que ser transportados através de 12.000